A Saúde mental e a Saúde emocional

 O impacto positivo e negativo no idoso

Quando falamos de saúde mental e emocional estamos nos referindo a toda capacidade que o individuo tem de compreender aquilo que ouve, vê e também lê, é a forma positiva ou negativa de expressar seus sentimentos com clareza e também são as habilidades adquiridas de gerenciar suas emoções de forma saudável diante do estresse do dia a dia promovendo a resiliência e a empatia.

Um indivíduo equilibrado emocionalmente é capaz de realizar suas tarefas do cotidiano com leveza, trabalhar e produzir com a eficácia desejada e ele pode conviver com seu semelhante com tranquilidade evitando assim os desgastes desnecessários gerando sempre o bem estar para si e para aqueles com quem convive tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Manter este equilíbrio é fundamental para a vida de qualquer ser humano e para o idoso é fundamental para que este possa ter uma qualidade de vida com influências positivas tanto físicas quanto mentais.

É importante ressaltar que tanto a saúde mental quanto a emocional são interligadas entre si e ambas bem cuidadas podem promover uma mudança que perdurará por todos os anos de vida deixando o envelhecimento mais leve e com mais significado.

Durante os anos de nossa existência precisamos aprender a cultivar nosso equilíbrio tanto mental quanto emocional para que quando estivermos na madurez da vida possamos disfrutar de todas possibilidades que o bem viver pode nos trazer.

Uma saúde mental fragilizada aumenta o risco de doenças como diabetes, problemas cardíacos e pode inclusive causar depressões e ansiedade.

Quando um(a) idoso(a) muda repentinamente de comportamento sem uma causa aparente precisamos nos atentar pois pode ser um alerta, se ele(a) altera o humor intensamente, tem dificuldades de lidar com situações estressantes, demonstra uma baixa auto estima ligado à falta de confiança, se se isola dos demais e perde total ou parcialmente a motivação, se começa a apresentar insônias leves, moderadas ou mesmo significativas, se apresenta falta de concentração e perda parcial da memória, perda do apetite ou algumas mudanças radicais dos hábitos alimentares  provavelmente inicia-se o processo de uma debilidade mental ou emocional .

Qualquer mudança é necessária a atenção redobrada porque quando diagnosticado em tempo hábil a possibilidade de reverter novamente aos hábitos saudáveis será muito mais rápida.

Mas o que precisamos saber para que possamos manter este equilíbrio?

Precisamos sempre ter uma qualidade de vida diferenciada desde jovem porque mantendo este equilíbrio manteremos nosso envelhecimento ativo, nossa capacidade cognitiva intacta e nossa autonomia totalmente satisfatória; preservaremos nosso convívio social e intelectual e assim sucessivamente uma saúde física sempre estável. Um sujeito otimista tudo pode mudar.

Quanto tudo isso estiver  bem, com certeza nossa vida ao envelhecermos terá um lindo impacto positivo, a felicidade sempre anda de mãos dadas ao equilíbrio emocional e mental. Nosso sono será satisfatório, nosso apetite regulável,  teremos grandes chances de continuarmos nossas atividades tanto físicas quanto sociais inabaladas dentro das condições de cada idade, saberemos lidar tranquilamente com todos os desafios diários, aceitaremos serenos as mudanças físicas que a idade nos presenteia, entenderemos positivamente que a solidão pode se tornar solitude a partir do momento que nos amamos mais, que não é porque não consigo mais trocar uma lâmpada ou subir numa escada para alcançar algo no alto não altera minha capacidade produtiva, que cada situação merece uma avaliação e todas avaliações não nos podem levar ao julgamento e que os medos não são justificáveis quando acreditamos na vida.

Lidar com estes desafios é de suma importância, ter uma rede de apoio significativa, construir laços de amor e amizade que possam fortalecer este equilíbrio tão desejado, manter-se sempre nas atividades físicas sejam elas quais forem cultivar ou iniciar-se nas estimulações cognitivas como leitura, interpretação de textos ou filmes, jogos, crochês, bordados, marcenaria, um novo idioma etc. tudo isso pode ajudar neste processo.

Uma alimentação equilibrada também ajudará em muito pois nosso corpo estando bem cuidado com certeza teremos uma mente mais limpa. Temos que ter dietas equilibradas com frutas, verduras, cereais, grãos, proteínas etc. o corpo em equilíbrio é parceiro da mente também equilibrada.

É necessário ressaltar que a ajuda de um profissional qualificado como o psicogerontólogo é de suma importância pois este profissional ajudará no reconhecimento das necessidades de mudanças positivas tanto físicas quanto mentais e assim promoverá o grande segredo do envelhecimento saudável e bem vivido.

Precisamos também pontuar que ao envelhecermos nossas necessidades também mudam e a segurança de um ambiente acolhedor pode fazer toda diferença para manter este tão sonhado equilíbrio emocional e mental portanto busquemos lugares seguros, camas confortáveis, barras de seguranças nos lugares mais vulneráveis, ambientes claros e arejados, cadeiras macias e ergometricamente confortáveis, sapatos com solas de borracha antiderrapantes, meias macias e quentes, roupas leves e aconchegantes, pisos sem tapetes etc.

Cuidar de nosso entorno e preparar nossa mente para o equilíbrio é tudo que precisamos para que no entardecer a plenitude da vida nos seja dada como recompensa que merecemos.

Pense nisso

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!

One thought on “A Saúde mental e a Saúde emocional

  1. A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL SÃO OS FATORES,QUE O INDIVÍDUO TEM QUE COMPRIENDER,E ENTENDER. AUDIÇÃO,LEITURA E EXPRESSAR TODOS OS SEUS SENTIMENTOS. E SUAS HABILIDADES COM O PASSAR DO TEMPO. ADQUIRIDAS NA SAÚDE,E NOS DIAS MAIS TENSOS DE SUA VIDA. FAZENDO EXERCÍCIOS DIÁRIOS,SUAS TAREFAS AO LONGOS DOS DIAS COM AMOR E DEDICAÇÃO,EM TUDO QUE FAZ HOJE E SEMPRE. SAÚDE MENTAL E SAÚDE EMOCIONAL,TEM QUE SER BEM CUIDADAS COM MUITO CARINHO. QUANDO UM IDOSO FICA ISOLADO DE OUTRAS PESSOAS,FICA CALADOS ,SEM RUMO E DIREÇÃO NA SUA VIDA. É NESTAS HORAS QUE O CUIDADOS PRECISA SER REDROBADO,CONSTANTIMENTE. POIS O EQUILÍBRIO FICA MAIS TENSOS,E TEM SÉRIO RISCOS DE QUEDAS. MINHA AMIGA ILUMINADA PARABÉNS POR TUDO QUE VOCÊ ESCREVEU HOJE. A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO VOCÊ,TODOS OS DIAS PRA FAZER O MELHOR PRA VOCÊ E PRA TODOS NÓS AMIGA ILUMINADA POR DEUS. ABRAÇOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *