Como nosso comportamento pode modificar positiva ou negativamente nosso dia a dia

Uma pergunta que pode dar início a muitos questionamentos que fazemos no nosso dia a dia. Ter uma postura, algumas atitudes positivas, manter nosso cérebro voltado à felicidade diária, o otimismo elevado e até mesmo comportamentos diferenciados para a confiança podem fazer com que tenhamos dias mais tranquilos? E o que tudo isso pode modificar ou mudar radicalmente nossa saúde tanto física quanto mental?

Quem nunca apavorou quando recebeu alguma notícia desagradável mesmo que seja digamos uma pessoa “equilibrada”? Quem nunca sentiu um certo frio na barriga sempre depois de algum episódio assim?  Pois é, é isso que quero abordar hoje, o equilíbrio emocional, o controle do comportamento para que nossa saúde possa ser beneficiada.

Podemos dizer que a vida pode ser vista de vários ângulos e no nosso cotidiano surgem obstáculos diários que podem nos desequilibrar tanto físico quanto emocionalmente e estes gatilhos são extremamente prejudiciais.

Quando conseguimos mater um equilíbrio sabemos com precisão o tamanho do acontecimento e como devemos agir diante de cada circunstância apresentada, quando não temos este mesmo equilíbrio as dificuldades se tornam tão gigantescas que chegam inclusive a ferir, machucar e cada desafio que precisaremos enfrentar se torna um fardo demasiadamente pesado, às vezes impossível de suportar.

É necessário aprender que para cada situação há uma forma de ação, em cada embaraço há uma maneira de nos comportarmos e assim consequentemente teremos a reação de acordo com a forma com que agiremos.

Se temos ações positivas com certeza em “troca” teremos positividade e o contrário é também verdadeiro, mas o que pode ser uma atitude positiva?

Ser um ser positivo consiste em manter sempre acesa a chama da resiliência, é enxergar longe observando as possibilidades diárias de se estar em um mundo melhor, é ver nos infortúnios uma chance de fazer diferente nas mais diversas situações.

A positividade é um dos melhores caminhos para se obter o sucesso, no entanto, precisamos nos alertar que em certas circunstâncias também necessitamos ser realistas como exemplo quando se apresenta um diagnostico duvidoso ou até mesmo já positivo, algo que seja necessário acompanhamento médico hospitalar ou cirúrgico, não podemos nos iludir que mantendo a crença de dias melhores, de pensamentos positivos vamos conseguir nos curar sozinhos, sim, facilitará o processo mas não substituirá o auxilio daquele (s) que estudaram para nos prover da melhora e até da cura daqueles sintomas.

O pensamento positivo demanda tempo, demanda compreensão do que nos passa, demanda explicações de como vamos ter que nos comportar e quais serão as possibilidades, no entanto logo que tudo se esclareça tudo também fica mais leve mais fácil de se digerir e aceitar.

Com pensamentos positivos o nosso organismo reage como se “iluminasse” as nossas células, nosso sistema total para receber o tratamento e reagir positivamente para tal, mas o contrário também é verdadeiro, quando alguém não quer a cura, nenhum pensamento consegue chegar a tamanha positividade a ponto de modificar com leveza o quadro em que se encontra.

O otimismo forçado também é algo negativo, fingir ser otimista para apenas “mostrar ao outro” não nos leva a lugar algum, pelo contrário, se persistirmos nesta situação podemos criar uma má impressão a aqueles que nos rodeiam e chegar ao ponto de perdermos a credibilidade isto não funcionará em situação alguma.

Todo nosso estado de felicidade desencadeia-se de vários fatores ao longo de nossas vidas assim como o estado de espírito nós, dia após dia vamos nos construindo, as influências familiares são as primordiais, é dentro de nossas casas que aprenderemos que não existe felicidade completa, existem momentos felizes, que estar bem humorado é uma escolha, que ser “briguento (a)” implicante não nos leva a lugar algum, que a coerência é sempre o melhor caminho tanto em nosso lar quanto nos lugares que estamos inseridos.

No trabalho aprendemos sobre hierarquia, uma atitude que também vem de berço. É com os amigos, colegas de trabalho, chefes e superiores que aprendermos a sermos tolerantes e tomarmos atitudes certeiras. Sermos positivos.

Não somos “obrigados” a sermos 24 horas felizes, não, ao longo da vida vamos ter momentos de extrema dor, de angustia, de desilusão, de raiva, de rancor, de estagnação, de procrastinação, de agressividade, de impulsividade, de soberba, de medo, de erros e tantos outros sentimentos naturais de um ser humano, no entanto, quando sabemos nos controlar, todas estas adversidades passam, sessam sem deixar marcas negativas, apenas afloram e depois submergem, simplesmente desaparecem. É assim o curso da vida.

Somos o que fazemos de nossas vidas e desenvolvendo o hábito de termos atitudes positivas estaremos também desenvolvendo fatores diferenciados, circunstâncias totalmente positivas que mudam nosso comportamento e em consequência uma plenitude na saúde mental e logo na física também.

É inevitável este círculo, aja com alegria que receberás alegria, aja com fé que as coisas serão “mais leves”, aja com confiança que tudo dará certo, busque novos caminhos que novas estradas se iluminarão, reaja com paciência que as reações serão benevolentes.

Compreenda o mundo em que está inserido(a), faça do seu dia desde o amanhecer algo nobre, um presente no presente da vida, modifique comportamentos, use a leveza, melhore as circunstâncias criadas, aprenda não sofrer desnecessariamente, tudo tem seu tempo. Trabalhe firme naquilo que te dá prazer e em que você possa sempre fazer o bem, isto ilumina a alma.  Encontre meios de estar mais perto daqueles que ama, o amor enobrece, faça da sua inteligência “a arma” do prazer, o prazer melhora a pele a corrente sanguínea e os batimentos cardíacos.

Busque o seu Deus, somente Ele saberá te ouvir quando sua boca não quiser pronunciar palavra alguma.

Faça mudanças, mude os móveis de lugar, mude as roupas, mude o cabelo, mude a cor, mude o caminho, mude, faça ginástica, aprenda coisas novas, ame, ame a vida, ame alguém, mude, sorria, sorria pra a vida, sorria para os desconhecidos, sorria para os amigos, o sorriso é a porta da felicidade, da gargalhada, mude,  as mudanças provocam adrenalina e serotonina e elas são os hormônios da felicidade e nesta jornada de mudanças, boas novas também em você acontecerá.

Fique alerta, alerte-se que somente você pode mudar o círculo de sua vida tanto positiva quanto negativamente. Sua postura diante dos acontecimentos familiares, profissionais e de amizades precisa ser de equilíbrio, priorizando você, não se prejudique para “salvar” ninguém, cada qual é responsável pelas suas atitudes.

O otimismo é algo nobre, poucos conseguem manter, se você é alguém que consegue, guarde isto para você, aja com discrição, sua vida é seu troféu.

Nossa mente é nosso reflexo, aquilo que lançamos ao universo ele automaticamente nos devolve, tanto os pensamentos positivos quanto os negativos são gatilhos para desencadeamento de mecanismos internos então, pense positivo o mais tempo possível, envie sempre à sua mente coisas boas e seu organismo reagira com sabedoria.

Lembre-se sempre: – Sempre haverá dias nublados, mas depois das tempestades os dias são sempre mais límpidos e claros.

Sua mente e seu comportamento serão sempre a sua saúde.

Pense nisso

Gilwanya Ferreira

CRP

04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *